quarta-feira, 21 de maio de 2008

Simetria com tinta guache

Os trabalhos dos alunos das 7ª "B" e "C" ficaram bem legais, Parabéns!!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Sobre a Arte Abstrata

Olá!
Segue um texto sobre Arte Abstrata que achei no Wikipédia.


A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional". Surge a partir das experiências das vanguardas européias, que recusam a herança renascentista das academias de arte. A expressão também pode ser usada para se referir especificamente à arte produzida no início do século XX por determinados movimentos e escolas que genericamente encaixam-se na arte moderna.
No início do século XX, antes que os artistas atingissem a abstração absoluta, o termo também foi usado para se referir a escolas como o cubismo e o futurismo que, ainda que fossem representativas e figurativas, buscavam sintetizar os elementos da realidade natural, resultando em obras que fugiam à simples imitação daquilo que era "concreto", como esses dois trabalhos:

Willem De Kooning

Joan Miró



domingo, 18 de maio de 2008

Afinal, o que é ARTE?

Não existe uma resposta pronta e acabada para essa questão.
Palavra de origem latina, "ars" significa técnica ou habilidade. Segundo alguns dicionários, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".

Ou, ainda, "podemos incluir o termo arte como a atividade artística ou o produto da atividade artística. O que poderia ser o produto final da manipulação humana sobre uma matéria-prima qualquer".

Sem definição exata
Não é possível definir objetivamente o que é arte. Não existe uma resposta pronta e acabada - e são muitas as concepções.
Mesmo sem possuir uma definição exata do conceito de Arte, não temos dificuldade em identificar algumas produções da humanidade como "obras de arte".

Para compreender a obra de arte, em qualquer época, é preciso considerar o contexto em que esta foi produzida. A obra de arte expressa uma determinada experiência através de uma organização.
Tal experiência pode ser um pensamento, uma ideologia, uma época ou lugar, por exemplo, a pintura "Segunda Classe" de Tarsila do Amaral, ou a "Mona Lisa".

Observe a reprodução dessa obra de Da Vinci.

"Mona Lisa", de Leonardo da Vinci (1503-1506). Museu do Louvre, França

Arte, para quem?
Alguns problemas surgem ao se classificar uma obra como arte, quando a pessoa que a produziu sequer tinha pensado nisso. É o caso da arte egípcia, ou, mais próxima de nós, da arte indígena.


No Egito antigo, toda a atividade "plástica", estava a serviço da religião, cujas características eram politeísmo, crença na imortalidade da alma e Juízo Final.

A crença de que após a morte a alma voltaria para habitar o corpo, ou para algo que lembrasse o morto, fazia as pessoas, dentro de suas possibilidades financeiras, desenharem figuras nas paredes - das pirâmides para os faraós, dentro de casa, para os mais pobres - a chamada arte tumular.

Povos que não conceituavam ou conceituam a arte como tal, elaboravam (como na Pré-História), ou ainda elaboram (como entre os indígenas), objetos importantíssimos e de uma beleza ímpar. Mas o fazem com finalidades diversas (religiosas, utilitárias etc.), não para serem apreciados em um museu ou expostas numa galeria.

E a arte contemporânea?
Se levarmos em conta a etimologia da palavra ("ars" significa técnica ou habilidade), muitos artistas não expressam suas idéias através de uma habilidade técnica. Eles possuem tal habilidade, mas estão preocupados em transmitir outras questões, provocar outras reflexões.
Em 1913, momento das vanguardas européias, Marcel Duchamp propôs obras, chamadas "ready-made", feitas a partir de objetos do dia-a-dia. Não foi o artista quem os produziu. São apresentados de forma descontextualizada e sem a possibilidade de serem utilizados na finalidade para a qual foram construídos."Roda de bicicleta", Marcel Duchamp (1913): não é possível utilizar o banco ou a roda que compõem essa obra de arte.
Com essa proposição, Duchamp chamou a atenção para a arte produzida naquele momento. Ela não é mais uma representação do real, como um retrato. Ela é a própria realidade.

Quem decide
O objeto de arte não representa, ele é. Mesmo se o artista não tiver produzido os elementos que compõem sua obra. Ele também provoca o conceito de arte como associado a um ideal de belo e à crítica de arte.

O que conta são todas essas questões e muitas outras que a obra pode suscitar.
Se não existe uma definição do conceito arte, quem afinal decide o que é obra de arte ou não?

Muitos são os fatores para se admitir uma produção como sendo obra de arte: a história, o mercado de arte, a aceitação entre os artistas e, principalmente, a crítica.

Atividade crítica
A arte, como resultado de análise e avaliação, pode adquirir novas dimensões e formas de expressão por meio da crítica. Esta colabora para que a sociedade se mantenha atenta aos valores da arte no passado e no presente.

Todas as formas de arte admitem a atividade crítica, isto é, um discurso, um pensamento, sobre o objeto artístico.

A arte é sempre um produto da humanidade que expressa suas experiências e emoções através da linguagem.

Na história da arte, podemos levar essas transformações, vistas até aqui, a todas as manifestações: a literatura, o teatro, a dança, o cinema, a fotografia, a música e tantas outras que surgem, como a web arte - e outras que ainda vão surgir.

Para refletir e comentar

Observe no seu bairro se existem pessoas produzindo arte: grafite, música, dança, artesanato, fotografia. O que está sendo produzido? Podem ser consideradas obras de arte?



segunda-feira, 5 de maio de 2008

Olá Pessoal!
Este blog é um espaço para que possamos aprender mais sobre Arte. Não só as relacionadas com pinturas, desenhos, mas também outras formas de manifestações artísticas como cinema, teatro, música, dança e outras. Espero que vocês curtam o espaço.
Publiquem suas opiniões elas serão muito importantes.
Um grande abraço.

Prof. Sérgio